terça-feira, 17 de março de 2015

GRÊMIO ESTUDANTIL - INFORMAÇÕES

QUERIDOS ALUNOS, ALGUMAS INFORMAÇÕES PARA QUE VOCES ENTENDAM PARA O QUE SERVE O GRÊMIO QUE HOJE MUITOS DE VOCES VOTARAM...
 
INFELIZMENTE SO HAVIA UMA CHAPA, MAS JÁ É UM COMEÇO PARA A DEMOCRACIA NA ESCOLA...
 

Essa conquista é sua!!
O grêmio estudantil representa os estudantes da escola. Seu maior objetivo é unir e movimentar os estudantes para a discussão de seus direitos e deveres, debatendo assuntos diversos sobre escola, comunidade e sociedade. Navegue pela página do Grêmio e saiba mais sobre quem te representa na escola!
GRÊMIO ESTUDANTIL - O QUE É?
O grêmio é uma organização sem fins lucrativos que representa o interesse dos estudantes e que tem fins cívicos, culturais, educacionais, desportivos e sociais.
O grêmio é o órgão máximo de representação dos estudantes da escola. Atuando nele, você defende seus direitos e interesses e aprende ética e cidadania na prática.
A Secretaria de Estado da Educação entende que toda representação estudantil deve ser estimulada, pois ela aponta um caminho para a democratização da Escola. Por isso, o Grêmio nas Escolas públicas deve ser estimulado pelos gestores da Escola, tendo em vista que ele é um apoio à Direção numa gestão colegiada.
Os Grêmios Estudantis compõem uma das mais duradouras tradições da nossa juventude. Pode-se afirmar que no Brasil, com o surgimento dos grandes estabelecimentos de ensino secundário, nasceram também os Grêmios Estudantis, que cumpriram sempre um importante papel na formação e no desenvolvimento educacional, cultural e esportivo da nossa juventude, organizando debates, apresentações teatrais, festivais de música, torneios esportivos e outras festividades.

As atividades dos Grêmios Estudantis representam para muitos jovens os primeiros passos na vida social, cultural e política. Assim, os Grêmios contribuem, decisivamente, para a formação e o enriquecimento educacional de grande parcela da nossa juventude.
GRÊMIO ESTUDANTIL - AÇÕES
São muitas as ações do Grêmio Estudantil na escola, entre elas podemos destacar:
Integrar os alunos e a comunidade, promovendo eventos culturais como projeção de filmes, peças teatrais, gincanas, concursos de poesia, coral, festival de dança, de música, etc.;
Organização de campeonatos esportivos nas diversas modalidades;

Organizar palestras sobre, violência, drogas, sexualidade, meio ambiente, entre outras;
Organizar e divulgar campanhas de agasalho, de alimentos e de outros recursos para as populações carentes;
Organizar o jornal e a rádio da escola;
Organizar movimentos para discussão de assuntos de interesse da escola e da comunidade escolar.
Democracia é...
Atuar em movimentos sociais, partidos políticos, associações de bairros e igrejas.
Fazer manifestações e protestos;
Dizer e escrever o que você pensa;
Reunir-se com amigos;
Formar associações;
Participar da esfera pública;
Votar conscientemente;
Utilizar a arte para expressar suas opiniões críticas.
Fonte para mais informações:
 
 

quarta-feira, 11 de março de 2015

NAO ESQUEÇAM ALUNOS DO 6º ANO C:

Olá, queridos alunos,

Não esqueçam de trazer as  normas da escola assinada pelos pais ate terça-feira dia 17/03/15.

Professora,
Andréa
Sua coordenadora de classe

ATIVIDADE DO FILME DE VOLTA PARA O FUTURO


OS TRÊS PODERES - AULA 09-03-15

Teoria dos Três Poderes (executivo, legislativo e judiciário)
 
A Teoria dos Três Poderes foi consagrada pelo pensador francês Montesquieu. Baseando-se na obra Política, do filósofo Aristóteles, e na obra Segundo Tratado do Governo Civil, publicada por John Locke, Montesquieu escreveu a obra O Espírito das Leis, traçando parâmetros fundamentais da organização política liberal.

O filósofo iluminista foi o responsável por explicar, sistematizar e ampliar a divisão dos poderes que fora anteriormente estabelecida por Locke. Montesquieu acreditava também que, para afastar governos absolutistas e evitar a produção de normas tirânicas, seria fundamental estabelecer a autonomia e os limites de cada poder. Criou-se, assim, o sistema de freios e contrapesos, o qual consiste na contenção do poder pelo poder, ou seja, cada poder deve ser autônomo e exercer determinada função, porém o exercício desta função deve ser controlado pelos outros poderes. Assim, pode-se dizer que os poderes são independentes, porém harmônicos entre si.
Essa divisão clássica está consolidada atualmente pelo artigo 16 da Declaração Francesa dos Direitos do Homem e do Cidadão (1789) e é prevista no artigo 2º na nossa Constituição Federal.
No Brasil, as funções exercidas por cada poder estão divididas entre típicas (atividades frequentes) e atípicas (atividades realizadas mais raramente).

Poder Executivo

  • Função típica: administrar a coisa pública (república)
  • Funções atípicas: legislar e julgar.

Poder Legislativo

  • Funções típicas: legislar e fiscalizar
  • Funções atípicas: administrar (organização interna) e julgar

Poder Judiciário

  • Função típica: julgar, aplicando a lei a um caso concreto que lhe é posto, resultante de um conflito de interesses.
  • Funções atípicas: as de natureza administrativa e legislativa.
Atualmente fala-se no Brasil a respeitos da existência de um quarto poder, exercido pelo Ministério Público, o qual é o responsável pela defesa dos direitos fundamentais e a fiscalizar os Poderes Públicos, garantindo assim, a eficiência do sistema de freios e contrapesos. Cumpre ressaltar, contudo, que há divergência de opiniões a respeito da existência deste quarto poder.

Quais foram as descobertas de Isaac Newton?

Provavelmente você já ouviu falar de Isaac Newton, uma das personalidades históricas mais importantes na área da ciência. Nasceu em 1642 na pequena localidade de Woolsthorpe-by-Colsterworth, Inglaterra, e ao longo da sua vida realizou vários estudos físicos e matemáticos, tendo sido também teólogo, filósofo, astrônomo e alquimista. Sua obra mais importante chama-se Princípios Matemáticos da Filosofia Natural (Philosophiae Naturalis Principia Mathematica, em latim) e é nela que apresenta a teoria do movimento dos corpos - a qual ficou retratada com a história da queda da maçã. Faleceu em 1727 aos 84 anos deixando um legado científico de valor inestimável para a evolução da ciência.
Lei da gravitação universal - Conta a história que Isaac Newton se deu conta da gravitação quando, sentado à sombra de uma macieira, uma maçã lhe caiu em cima da cabeça. Verdade ou lenda, de fato ele começou refletindo acerca do porquê dos objetos caírem e, após vários estudos, concluiu que isso acontece porque a Terra atrai os corpos para ela. Percebeu também que, de uma forma mais geral, todos os corpos com massa atraem corpos que também possuem massa. Esta é a razão por que caminhamos na terra em vez de pairarmos no ar, que os gases quentes do sol se mantêm em torno dele, que a Lua causa as marés, e muitos outros exemplos.
Refração da luz - Em 1665 Isaac Newton realizava experiências com um prisma de vidro de forma a estudar a luz. Nesse tempo acreditava-se que as cores eram um "efeito de superfície", no entanto este cientista percebeu que, na verdade, elas resultam da decomposição da luz ao passar de um meio para outro com diferentes índices de refração, e que a luz branca é, na verdade, composta por todas as cores. Chegou a essa conclusão fazendo incidir luz branca, proveniente do sol, em uma face de um prisma de vidro polido, e observou como, em uma das outras face, essa luz se desfragmenta em várias cores, criando aquilo a que chamou de espectro.
Telescópio refletor - Por consequência da descoberta anterior, Newton criou um telescópio refrator para resolver o defeito da aberração cromática gerada por todos os telescópios refratores da época, que usavam lentes acromáticas. Assim sendo, ele colocou na parte inferior do tubo do telescópio um espelho côncavo, e a 45º um espelho plano, que refle a luz para uma lente ocular colocada de lado. Este telescópio com 15 cm de comprimento, que ficou conhecido como Telescópio Newtoniano, criava imagens nove vezes maiores que os telescópios refratores da época, cerca de quatro vezes mais longos.
Teorema binomial - Durante os seus estudos matemáticos, Newton deu origem a uma outra descoberta: a do binômino de Newton, pertencente ao teorema binominal. Nesta teoria ele defende que um binômino (ou seja, a soma de dois monômios) elevado ao quadrado é igual ao quadrado do primeiro monômio mais duas vezes o primeiro multiplicado pelo segundo monômio e somado ao quadrado do segundo. Ou seja: (a + b)2 = a2 + 2ab + b2. Esta é a base da lógica que permite calcular a enésima potência de um binômino de forma mais simplificada do que o que acontecia até essa época.

VIDEOS SOBRE O ILUMINISMO

Vídeo-aula sobre o movimento intelectual iluministaProf.Rodolfo Neves
Duração:29:21

https://www.youtube.com/watch?v=nnSkun8uqLs


Um pouco sobre o Iluminismo, com imagens e personagens.

https://www.youtube.com/watch?v=SZCfGHZgDXs

O ILUMINISMO

O ILUMINISMO

Pensadores e características


Iluminismo: Exercícios e características.


O Iluminismo foi um movimento intelectual que surgiu durante o século XVIII na Europa, que defendia o uso da razão (luz) contra o antigo regime (trevas)  e pregava maior liberdade econômica e política.
 Este movimento promoveu mudanças políticas, econômicas e sociais, baseadas nos ideais de liberdade, igualdade e fraternidade.
 O Iluminismo tinha o apoio da burguesia, pois os pensadores e os burgueses tinham interesses comuns.

As críticas do movimento ao Antigo Regime eram em vários aspectos como:
- Mercantilismo.
-Absolutismo monárquico.
- Poder da igreja e as verdades reveladas pela fé.

 Com base nos três pontos  acima, podemos afirmar que o Iluminismo defendia:
- A liberdade econômica, ou seja, sem a intervenção do estado na economia.
- O Antropocentrismo, ou seja, o avanço da ciência e da razão.
- O predomínio da burguesia e seus ideais.

As ideias liberais do Iluminismo se disseminaram rapidamente pela população. Alguns reis absolutistas, com medo de perder o governo - ou mesmo a cabeça -, passaram a aceitar algumas ideias iluministas.
Estes reis eram denominados Déspotas Esclarecidos, pois tentavam conciliar o jeito de governar absolutista com as ideias de progresso iluministas.
Alguns representantes do despotismo esclarecido foram: Frederico II, da Prússia; Catarina II, da Rússia; e Marquês de Pombal, de Portugal.

Alguns pensadores ficaram famosos e tiveram destaque por suas obras e ideias neste período. São eles:
John Locke
John Locke é Considerado o “pai do Iluminismo”. Sua principal obra foi “Ensaio sobre o entendimento humano”, aonde Locke defende a razão afirmando que a nossa mente é como uma tábula rasa sem nenhuma ideia.

Defendeu a liberdade dos cidadãos e Condenou o absolutismo.

Voltaire

François Marie Arouet Voltaire destacou-se pelas críticas feitas ao clero católico, à inflexibilidade religiosa e à prepotência dos poderosos.

Montesquieu
Charles de Secondat Montesquieu em sua  obra “O espírito das leis”  defendeu a tripartição de poderes: Legislativo, Executivo e Judiciário.

No entanto, Montesquieu não era a favor de um governo burguês. Sua simpatia política inclinava-se para uma monarquia moderada.

Rousseau


Jean-Jacques Rousseau é autor da obra “O contrato social”, na qual afirma que o soberano deveria dirigir o Estado conforme a vontade do povo. Apenas um Estado com bases democráticas teria condições de oferecer igualdade jurídica a todos os cidadãos.
Rousseau destacou-se também como defensor da pequena burguesia.

Quesnay
François Quesnay foi o representante oficial da fisiocracia. Os fisiocratas pregavam um capitalismo agrário sem a interferência do Estado.

Adam Smith
Adam Smith foi o principal representante de um conjunto de ideias denominado liberalismo econômico, o qual é composto pelo seguinte:
- o Estado é legitimamente poderoso se for rico;
- para enriquecer, o Estado necessita expandir as atividades econômicas capitalistas;
- para expandir as atividades capitalistas, o Estado deve dar liberdade econômica e política para os grupos particulares.
A principal obra de Smith foi “A riqueza das nações”, na qual ele defende que a economia deveria ser conduzida pelo livre jogo da oferta e da procura.

AULA DE HOJE 11/03/15 - VIDEO SOBRE A REPUBLICA VELHA

VIDEO: HISTORIA DO BRASIL
DE: BÓRIS FAUSTO
ANO: 2002
TEMA PRINCIPA TRATADO: REPÚBLICA VELHA

video aula de historia 11-03-15


Boris Fausto começa o vídeo nos falando sobre a importância das fontes históricas no trabalho do historiador.
A Proclamação da República provisória, teve como presidente Marechal Deodoro da Fonseca.
Marechal Deodoro da Fonseca. Acervo: Fundação Biblioteca Nacional.          
        
Ela teve um inicio favorável aos militares, já que os dois primeiros presidentes da Republica eram militares, Marechal Deodoro da Fonseca e Floriano Peixoto.
 
                                                                    Floriano Peixoto

Logo depois destes dois presidentes militares se formou uma República Civil, conforme ele mostra algumas imagens no vídeo. A maior prova desta republica civil foi a constituição que foi aprovada em 1891, modelo de uma Republica federativa, o Brasil dividido em vários estados. Seguindo o modelo americano, foram criados os três poderes, utilizados ate hoje em nossa pais;
- Poder Executivo ( É quem executa, exemplo: presidente, prefeito e governador)
- Poder Legislativo (É quem cria as leis, elabora as leis, exemplo: vereadores, deputados, senadores
- Poder Judiciário ( é quem julga se uma determinada situação esta correta dentro das normas educação, cidadania, das leis)
 
Ainda no vídeo, o historiador Boris Fausto descreve a origem da República brasileira, com  base em dois grupos distintos: os Partidos Regionais (Elites), que almejavam uma República  descentralizada, e os Militares, que ao contrário, desejavam uma República centralizada, com  um Estado mais forte. A história mostrou que os primeiros sobrepujaram aos segundos, fato que  se comprova com a promulgação da Constituição, que garantiu autonomia para os estados e  municípios. Em termos econômicos, “O Brasil era um país essencialmente agrícola” até 1930,  enquanto perdurou a República Velha, quando tudo o que era produzido era destinado à  exportação. O principal produto brasileiro era o café. Contudo, a borracha também se destacou,  superando inclusive o açúcar.
O vídeo também fala a respeito da forte desigualdade entre as regiões do país, no que  tange ao progresso. Em especial, a região Nordeste, onde vários movimentos ocorreram com a  finalidade de buscar melhores condições para aquela região, sendo o principal a Revolução de  Canudos. Já a região Centro Sul se desenvolvia bem, com cidades como Rio de Janeiro e São Paulo se urbanizando cada vez mais. Com base nos lucros oriundos da atividade cafeeira, São  Paulo acabou desenvolvendo um mercado interno que contribuiu para um maior  desenvolvimento industrial. O vídeo ainda fala a respeito das imigrações ocorridas desde 1870. Os imigrantes eram  atraídos para as fazendas de café a fim de se adquirir uma maior mão de obra e também mais  barata. A chegada destes imigrantes trouxe também as primeiras ideias revolucionárias, como o  anarquismo. O anarquismo era a forma de luta por diversas causas, mas sem surtir grandes  efeitos, seu declínio culminou com a formação do Partido Comunista do Brasil, em 1922.  Greves se instauraram em grandes cidades do País e sintomas de crise da Primeira República  começaram a surgir, em particular, o tenentismo* que era um dos primeiros sinais de crise da República.
 
*Tenentismo: Foi um movimento de caráter politico-militar, liderado por tenentes, que faziam oposição ao governo oligárquico. Defendiam a moralidade política e mudanças no sistema eleitoral (implantação do voto secreto) e transformações no ensino público do pais. A Coluna Prestes e a Revolta dos 18 do Forte de Copacabana foram dois exemplos do movimento tenentistas.
 
Por volta de 1927 o tenentismo perdeu seu caminho, vários tenentes se *exilaram em outros países, outros foram presos..
 
*Exilar: Ser banido de sua pátria, seu pais.
 
Também no vídeo ele conta sobre a aliança que São Paulo e Minas Gerais fizeram, a República do Café com Leite, que durou praticamente do inicio ao fim da Republica velha, São Paulo teve uma predominância com o café e Minas Gerais com o leite, tinham benefícios e ajuda dos presidentes. Também o Sul teve grande importância nas disputas e acordos políticos.
 
Em 1930 esta aliança entre São Paulo e Minas Gerais se acabou, fazendo com que Minas se unisse ao sul e lançasse Getúlio Vargas como candidato a presidência da Republica. Dando inicio a Aliança liberal.
A Aliança Liberal perdeu as eleições e Getúlio Vargas não foi eleito, existem rumores de fraude nessa eleição.
Devido a esta fraude, houve uma revolta e os partidários da aliança liberal se uniram aos velho tenentes (tenentismo) e fizeram o Golpe de 1930, que veremos mais a diante.
 
Getúlio Vargas