VIDEO: HISTORIA DO BRASIL
DE: BÓRIS FAUSTO
ANO: 2002
TEMA PRINCIPA TRATADO: REPÚBLICA VELHA
video aula de historia 11-03-15
Boris Fausto começa o vídeo nos falando sobre a importância das fontes históricas no trabalho do historiador.
A Proclamação da República provisória, teve como presidente Marechal Deodoro da Fonseca.
Marechal
Deodoro da Fonseca. Acervo: Fundação Biblioteca Nacional.
Ela teve um inicio favorável aos militares, já que os dois primeiros presidentes da Republica eram militares, Marechal Deodoro da Fonseca e Floriano Peixoto.
Floriano
Peixoto
Logo depois destes dois presidentes militares se formou uma República Civil, conforme ele mostra algumas imagens no vídeo. A maior prova desta republica civil foi a constituição que foi aprovada em 1891, modelo de uma Republica federativa, o Brasil dividido em vários estados. Seguindo o modelo americano, foram criados os três poderes, utilizados ate hoje em nossa pais;
- Poder Executivo ( É quem executa, exemplo: presidente, prefeito e governador)
- Poder Legislativo (É quem cria as leis, elabora as leis, exemplo: vereadores, deputados, senadores
- Poder Judiciário ( é quem julga se uma determinada situação esta correta dentro das normas educação, cidadania, das leis)
Ainda no vídeo, o historiador Boris Fausto descreve a origem da República brasileira, com base em dois grupos distintos: os Partidos Regionais (Elites), que almejavam uma República descentralizada, e os Militares, que ao contrário, desejavam uma República centralizada, com um Estado mais forte. A história mostrou que os primeiros sobrepujaram aos segundos, fato que se comprova com a promulgação da Constituição, que garantiu autonomia para os estados e municípios. Em termos econômicos, “O Brasil era um país essencialmente agrícola” até 1930, enquanto perdurou a República Velha, quando tudo o que era produzido era destinado à exportação. O principal produto brasileiro era o café. Contudo, a borracha também se destacou, superando inclusive o açúcar.
O vídeo também fala a respeito da forte desigualdade entre as regiões do país, no que tange ao progresso. Em especial, a região Nordeste, onde vários movimentos ocorreram com a finalidade de buscar melhores condições para aquela região, sendo o principal a Revolução de Canudos. Já a região Centro Sul se desenvolvia bem, com cidades como Rio de Janeiro e São Paulo se urbanizando cada vez mais. Com base nos lucros oriundos da atividade cafeeira, São Paulo acabou desenvolvendo um mercado interno que contribuiu para um maior desenvolvimento industrial. O vídeo ainda fala a respeito das imigrações ocorridas desde 1870. Os imigrantes eram atraídos para as fazendas de café a fim de se adquirir uma maior mão de obra e também mais barata. A chegada destes imigrantes trouxe também as primeiras ideias revolucionárias, como o anarquismo. O anarquismo era a forma de luta por diversas causas, mas sem surtir grandes efeitos, seu declínio culminou com a formação do Partido Comunista do Brasil, em 1922. Greves se instauraram em grandes cidades do País e sintomas de crise da Primeira República começaram a surgir, em particular, o tenentismo* que era um dos primeiros sinais de crise da República.
*Tenentismo: Foi um movimento de caráter politico-militar, liderado por tenentes, que faziam oposição ao governo oligárquico. Defendiam a moralidade política e mudanças no sistema eleitoral (implantação do voto secreto) e transformações no ensino público do pais. A Coluna Prestes e a Revolta dos 18 do Forte de Copacabana foram dois exemplos do movimento tenentistas.
Por volta de 1927 o tenentismo perdeu seu caminho, vários tenentes se *exilaram em outros países, outros foram presos..
*Exilar: Ser banido de sua pátria, seu pais.
Também no vídeo ele conta sobre a aliança que São Paulo e Minas Gerais fizeram, a República do Café com Leite, que durou praticamente do inicio ao fim da Republica velha, São Paulo teve uma predominância com o café e Minas Gerais com o leite, tinham benefícios e ajuda dos presidentes. Também o Sul teve grande importância nas disputas e acordos políticos.
Em 1930 esta aliança entre São Paulo e Minas Gerais se acabou, fazendo com que Minas se unisse ao sul e lançasse Getúlio Vargas como candidato a presidência da Republica. Dando inicio a Aliança liberal.
A Aliança Liberal perdeu as eleições e Getúlio Vargas não foi eleito, existem rumores de fraude nessa eleição.
Devido a esta fraude, houve uma revolta e os partidários da aliança liberal se uniram aos velho tenentes (tenentismo) e fizeram o Golpe de 1930, que veremos mais a diante.
Getúlio Vargas